BERÇÁRIO I e II

O Berçário é uma fase muito importante na vida das crianças.

A escola se preocupa diariamente com o bem estar dos pequenos e, além de todo cuidado necessário nesta etapa, oferece aos pequenos estímulos regulares e gradativos com atividades de desenvolvimento sensorial, motor, afetivo e cognitivo a fim de que possam desenvolver suas habilidades.

Aqui a segurança das crianças é levada a sério, por isso, disponibilizamos de câmeras de monitoramento em todos os ambientes do Berçário, professoras capacitadas para atuar em primeiros socorros e convênio com equipe de emergências médicas.

Nas turmas de Berçário temos como objetivo:

• Proporcionar um ambiente lúdico que venha promover suas capacidades sensoriais, psicomotoras, cognitivas, sociais e afetivas, respeitando sua maturidade.
  • Desenvolver a criança etapa por etapa, tendo em vista a necessidade do movimento, para que se possa adquirir o controle postural e movimentos normais.
  • Trabalhar capacidades expressivas;
  • Conhecer gradualmente seu próprio corpo, seus limites e sensações.

MATERNAL I

Nessa fase, visamos explorar atividades que desenvolvam a criança fisicamente, socialmente e psicologicamente, aparados pelo processo indissociável de cuidar e educar. Estimulamos a linguagem oral através de histórias, dramatização e brincadeiras, respeitando, sempre, as diferenças de cada um. Visamos o cuidado permanente, inclusive nos aspectos de higiene e alimentação e o desenvolvimento afetivo, social, cognitivo e perceptivo motor são promovidos ao realizar atividades lúdicas e orientadas.

Procuramos desenvolver conceitos básicos de cidadania, respeito mútuo, cooperação e colaboração com os colegas e todos os funcionários da escola, bem como a importância e o cuidado com a natureza. Através de conceitos básicos e material concreto buscamos o desenvolvimento do raciocínio lógico matemático.

MATERNAL II

No MII a linguagem oral já está mais evoluída, assim como o relacionamento social. As atividades são realizadas objetivando o desenvolvimento da criança nos principais conceitos básicos do esquema corporal, da orientação espacial, da organização temporal, do ritmo, da coordenação visomotora, além de, buscar o desenvolvimento da linguagem como forma de comunicação.

PRÉ I

Nessa fase, visamos o desenvolvimento integral da criança através de uma evolução harmoniosa nos aspectos biológicos, físico-motor, cognitivo e afetivo-emocional, dando realce à coordenação motora e ao preparo para a escrita (período preparatório).

Buscamos o desenvolvimento da linguagem como forma de comunicação e ampliação do pensamento. Temos a preocupação com a pronúncia correta dos fonemas (prontidão para a alfabetização).

PRÉ II

Nessa fase, visamos o desenvolvimento integral da criança nos aspectos biológicos, psicológicos, cognitivos. Enfatizamos a coordenação motora base para a aprendizagem da escrita, e inicia-se a pré alfabetização da criança através do contato com letras e fonemas. Visamos o desenvolvimento do raciocínio lógico matemático e o domínio das quantidades numéricas, bem como todos os aspectos sociais e culturais pertinentes a esta faixa etária.

Essas turmas visam tornar a criança ainda mais independente, com iniciativa, cooperação aos hábitos e atitudes de cada um. Neste ambiente, proporcionam-se atividades desafiadoras estabelecendo regras e limites básicos para o convívio com os colegas, ensinando com carinho e paciência situações do dia-a-dia.