pedagogia

Nosso trabalho está baseado no sociointeracionismo, teoria da aprendizagem que tem como principal foco a interação entre as crianças.

A Base Nacional Comum Curricular para a Educação Infantil traz como primeiro direito de aprendizagem: “Conviver com outras crianças e adultos, em pequenos e grandes grupos, utilizando diferentes linguagens, ampliando o conhecimento de si e do outro, o respeito em relação à cultura e às diferenças entre as pessoas”.

Partimos desse pressuposto para entender que a aprendizagem é resultado dessa interação social, no qual a criança, a partir dos conhecimentos culturais prévios que possui, vai compartilhando informações e dando significado aos novos conhecimentos.  

A metodologia sociointeracionista acredita que a vivência em sociedade é essencial para a transformação da criança. Assim, o conhecimento é construído e concretizado progressivamente. Nessa esfera o professor age como alguém que conduz a criança ao aprendizado. Seu papel é ativo em sala de aula, como mediador e estimulador da aprendizagem. Incentivar a curiosidade e a vontade de aprender são os nossos principais desafios. Portanto, aqui na Escola Ciranda a criança aprende identificando-se, imitando, brincando, fazendo analogias, opondo-se, codificando e decodificando símbolos e seus significados, sempre num ambiente social que preza a construção do conhecimento e que valoriza o seu próprio saber.